CMB

Além da esmeralda, Garimpo de Serra da Carnaíba agora pode comercializar outros minérios

O anúncio foi feito por representantes do Governo da Bahia durante a primeira reunião administrativa da CMB, após a renovação de sua diretoria

Na manhã do último dia 30 de novembro aconteceu em Serra de Carnaíba a primeira reunião administrativa da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB sob a coordenação do novo presidente, Humberto Alves de Meneses. O evento contou com a presença dos representantes do Governo do Estado Bahia Major Paulo César Cabral e Marivaldo Dias, além de cooperados e visitantes. Durante a reunião, foram tratados assuntos relacionados à regularidade do garimpo e projetos de sustentabilidade econômica para o garimpo e região.
Na ocasião, entre os vários assuntos debatidos como as exigências da Agência Nacional de Mineração. O Major Paulo César, da SEDUR, juntamente com o presidente Humberto informou a todos os cooperados sobre a renovação da Licença de Operação (RLO) e a conquista do tão sonhado aditamento junto ao INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, incorporando as substâncias minerais *ALEXANDRITA, MOLIBDÊNIO E QUARTZO; O que significa dizer que, a partir dessa data, os mineradores estão licenciados ambientalmente para a comercialização desses novos minérios, também extraídos do subsolo da Serra e região.
Também foi informado na reunião, que o garimpo está devidamente regularizado, sem nenhum risco de fechamento, desde que o produtor siga corretamente às exigência dos órgão fiscalizadores, entre eles a ANM, que realizou visita ao garimpo, entre os dias 19 e 22 de novembro, a pedido do Ministério Público Federal, gerando um relatório de 20 itens a serem cumpridos, o qual foi entregue aos mineradores pelo presidente da cooperativa, para as devidas providências. Na ocasião, o presidente Humberto colocou os técnicos da CMB. Para realizar as demandas necessárias nesse processo de adequação.
De acordo com o presidente Humberto Meneses, a reunião foi positiva, pois alcançou seus objetivos. “Queremos agradecer a todos pela presença, e dizer de nossa felicidade em conseguirmos o licenciamento para desenvolvermos lavra garimpeira desses novos minérios, uma conquista de todos”, disse o presidente, que também informou da necessidade de adotar alguns procedimentos administrativos para alcançar as demandas da CMB com algumas mudanças nas regras para produção mineral.

Humberto Alves de Menezes
Presidente

Sair da versão mobile