O anúncio foi feito por representantes do Governo da Bahia durante a primeira reunião administrativa da CMB, após a renovação de sua diretoria
Na manhã do último dia 30 de novembro aconteceu em Serra de Carnaíba a primeira reunião administrativa da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB sob a coordenação do novo presidente, Humberto Alves de Meneses. O evento contou com a presença dos representantes do Governo do Estado Bahia Major Paulo César Cabral e Marivaldo Dias, além de cooperados e visitantes. Durante a reunião, foram tratados assuntos relacionados à regularidade do garimpo e projetos de sustentabilidade econômica para o garimpo e região.
Na ocasião, entre os vários assuntos debatidos como as exigências da Agência Nacional de Mineração. O Major Paulo César, da SEDUR, juntamente com o presidente Humberto informou a todos os cooperados sobre a renovação da Licença de Operação (RLO) e a conquista do tão sonhado aditamento junto ao INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, incorporando as substâncias minerais *ALEXANDRITA, MOLIBDÊNIO E QUARTZO; O que significa dizer que, a partir dessa data, os mineradores estão licenciados ambientalmente para a comercialização desses novos minérios, também extraídos do subsolo da Serra e região.
Também foi informado na reunião, que o garimpo está devidamente regularizado, sem nenhum risco de fechamento, desde que o produtor siga corretamente às exigência dos órgão fiscalizadores, entre eles a ANM, que realizou visita ao garimpo, entre os dias 19 e 22 de novembro, a pedido do Ministério Público Federal, gerando um relatório de 20 itens a serem cumpridos, o qual foi entregue aos mineradores pelo presidente da cooperativa, para as devidas providências. Na ocasião, o presidente Humberto colocou os técnicos da CMB. Para realizar as demandas necessárias nesse processo de adequação.
De acordo com o presidente Humberto Meneses, a reunião foi positiva, pois alcançou seus objetivos. “Queremos agradecer a todos pela presença, e dizer de nossa felicidade em conseguirmos o licenciamento para desenvolvermos lavra garimpeira desses novos minérios, uma conquista de todos”, disse o presidente, que também informou da necessidade de adotar alguns procedimentos administrativos para alcançar as demandas da CMB com algumas mudanças nas regras para produção mineral.
Humberto Alves de Menezes
Presidente