A Cooperativa Mineral da Bahia, idealizadora dessa ação conjunta festeja o resultado do primeiro mutirão, principalmente pela união dos quijilas
Com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho para os quijilas e, ao mesmo tempo atender a uma exigência da Agência Nacional de Mineração – ANM, a Cooperativa Mineral da Bahia – CMB idealizou a realização de uma ação conjunta entre a CMB, mineradores, pedristas, trabalhadores de minas e quijilas para a realização de mutirões para a lavagem de arrolhos e, com o resultado da venda da produção proveniente desses mutirões, comprar tendas e EPIs que serão usadas pelos quijilas. O primeiro mutirão aconteceu na manhã do último dia primeiro de fevereiro nas Minas 01 e Pé de Manga, de propriedade do minerador Bolinha. Mais de 60 quijilas participaram do mutirão, cuja produção foi vendida por R$ 800.
Para o Audriano, um dos representantes dos quijilas, o primeiro mutirão em prol dos quijilas foi um sucesso. “Todos nós sabemos que todo o dinheiro arrecadado com essas ações será revertido em benefícios para os quijilas. Sem dúvidas o primeiro ato foi bem satisfatório, pois conseguimos unir os quijilas em um só objetivo, sem desavença nenhuma. Vimos ali uma união que não costumamos ver e ainda conseguimos arrecadar o valor de R$ 800 reais, coisa para se comemorar. O ponta-pé inicial foi dado com o pé direito. Nossos quijilas estão felizes e acredito que todos entenderam que é preciso darmos nossa parcela de contribuição pelo bem do garimpo, mas o mais importante foi ver a união dos quijilas, todos trabalhando juntos, brincando e colaborando”, afirma Audriano.
De acordo com o presidente da CMB, Humberto Meneses, que participou ativamente do mutirão, o resultado do primeiro mutirão foi altamente positivo, especialmente pela participação dos quijilas que, de forma unida, demonstraram forças e se doaram na lavagem conjunta do arrolho. “Os quijilas são a parte mais frágil do ciclo de produção de esmeraldas aqui em Serra de Carnaíba, por isso, precisamos nos unir para ajudá-los nesse processo de adaptação, de renovação necessária para o bom andamento de nosso garimpo”, diz.
Humberto lembra ainda que, o sucesso dos mutirões depende da ajuda de todos. “Queremos agradecer a todos os compradores de esmeralda que nos ajudaram com o café da manhã e o almoço. Agradecemos também ao Bolinha e aos trabalhadores parceiros, especialmente aos quijilas pela colaboração. Ainda em tempo, queremos agradecer também aos deputados Adolfo Meneses (estadual) e João Bacelar (federal), que doaram 5 tendas cada; ao vereador Marlon Ribeiro, que doou uma tenda e ao Gilmar, do departamento municipal de mineração, que também garantiu ajuda para a compra de uma tenda. Nosso próximo mutirão acontecerá no próximo sábado, dia 08, na mineração do Diego, Pedrinho e Pelé”, diz o presidente.