Na manhã do último dia 14 de julho. O presidente da Cooperativa Mineral da Bahia, Humberto Meneses, acompanhou agentes da vigilância sanitária do município de Pindobaçu e integrantes da Polícia Militar em atividade que teve o objetivo de orientar a comunidade acerca do novo decreto municipal, e cobrar o cumprimento do mesmo.
Durante a passagem dos agentes públicos pela Serra, com o respaldo do presidente Humberto, os comerciantes de esmeraldas encontrados nas ruas foram abordados e orientados a irem para cassa, haja vista que o decreto 092/2020 da Prefeitura proíbe o comércio de esmeraldas por 7 dias, a contar da data de 14 de julho. Comerciantes de bares, restaurantes e outros comércios também receberam as orientações.
Neste novo decreto, a prefeitura ainda determina a paralisação das atividades minerais em Serra de Carnaíba e a retirada das bancas de comercialização de esmeraldas instaladas em Serra de Carnaíba e Carnaíba de Baixo, a fim de evitar a aglomeração de pessoas naquele local e, pensando em colaborar para o bom cumprimento das determinações do decreto, e com isso proteger a vida humana, a diretoria da CMB baixou a resolução 005/2020, de 13 de julho de 2020, que resolve pela suspensão do material controlado às minas localizadas dentro das poligonais de seus títulos minerários.
