No momento, você está visualizando Covid-19: CMB, mineradores e sec. da saúde iniciam testes rápidos em trabalhadores

Covid-19: CMB, mineradores e sec. da saúde iniciam testes rápidos em trabalhadores

A medida é parte do protocolo estabelecido para reabertura das minas, depois de quase 4 semanas fechadas por conta do aumento de casos da doença nas Carnaíbas

Com o objetivo de promover a reabertura segura dos serviços de mineração em Serra de Carnaíba, o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia Humberto Meneses provocou uma reunião entre mineradores, secretaria municipal da saúde e vigilância sanitária, que aconteceu no dia 30 de julho, quando foi criado um protocolo de segurança com um conjunto de regras para que as minas voltem a operar. Entre as propostas debatidas e aprovadas, ficou estabelecido que todos os trabalhadores das minas devidamente regularizadas junto à CMB devem passar por testes rápidos para detecção do novo coronavírus, a Covid-19.
Para realizar esses exames, foi firmada parceria entre a CMB, mineradores e secretaria municipal da saúde, na qual a cooperativa e mineradores compraram os testes e a secretaria forneceria o profissional da saúde para realizar as análises clínicas. Além de comprar 5 testes para cada mina, a CMB ainda conseguiu o produto a um preço especial, repassando-os aos mineradores sem acréscimos. Nessa primeira etapa, foram adquiridos 180 testes e os exames começaram a ser realizados na manhã do último dia 04 de agosto. O objetivo é que todas as minas voltem a trabalhar cumprindo 100% do que foi proposto no protocolo.
O exame é feito a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou braço, e o resultado sai em 10 minutos. Os testes adquiridos são capazes de detectar a presença de anticorpos no sangue e, portanto, é útil para identificar pessoas que possam estar com uma infecção ativa há alguns dias, mesmo sem manifestar sintomas. Os trabalhadores testados positivos não poderão trabalhar e deverá ser mantido em isolamento até desenvolver a imunidade à doença, caso em que será autorizado o retorno ao trabalho. Colaboradores da cooperativa também farão o exame.

Deixe um comentário