O evento, organizado pelo Centro Gemológico da Bahia teve início no último dia 14 e se estenderá até o próximo dia 27
Expor, comercializar e encantar. O fascínio da transformação da pedra bruta em joias e artesanatos está em evidência no Centro Gemológico da Bahia – CGB, em Salvador. De 14 a 27 de março, o espaço que fica localizado no Pelourinho (Centro Histórico) no antigo Casarão Barão do Mauá, sedia a II Mostra de Pedras Preciosas e Artesanato Mineral. O evento reúne artesãos, lapidários, visitantes nacionais e internacionais e representantes do setor de mineração de todo o Estado, especialmente da região das Carnaíbas, através da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB, que está expondo pedras preciosas, esculturas feitas a partir do rejeito da extração de esmeraldas e cangas únicas de extrema beleza.
A CMB levou algumas cangas extraídas por mineradores cooperados e esculturas de artesãos da região das Carnaíbas e Campo Formoso para demonstrar as potencialidades minerais, culturais e artísticas dos moradores das comunidades e de pessoas associadas à cooperativa. O presidente Humberto Meneses foi ao evento acompanhado do ex-presidente Walderey, que deu início a essa parceria com o Centro Gemológico, do Tenente-Coronel Paulo César, representando a SEDUR e do assessor administrativo da cooperativa Aurino Luiz.
O Presidente da CMB, Humberto Meneses, explica a importância da Mostra do Centro Gemológico para os participantes: “A realização dessa é de grande importância para os mineradores e artesãos, pois gera renda e comercialização das peças produzidas na região das Carnaíbas. É a grande oportunidade que temos para divulgar nosso potencial mineral, nosso artesanato e nossos verdadeiros artistas. Na oportunidade, fizemos um convite aos representantes do CGB e da SDE para participar conosco da Feira das Esmeraldas que será realizada em Campo Formoso e eles, mostrando interesses, ficaram de nos dar uma resposta em breve”, comentou Humberto.
Para a apresentação do espaço dedicado à CMB no evento, os representantes da CMB foram recebidos pelos representantes do CGB Dra. Mônica, coordenadora e Geraldino, supervisor e, ainda, da SDE, Dra. Letícia Gouveia, coordenadora de mineração, petróleo e gás e sua assessora Ana Cristina; e Simone Sampaio, assistente da Coordenação de Mineração.