Esse projeto tem o objetivo de avaliar os resíduos da mineração no estado da Bahia, sendo os resíduos das esmeraldas de Serra da Carnaíba o seu primeiro alvo
A Cooperativa Mineral da Bahia foi convidada, oficialmente, pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia – IGEO/UFBA para participar do ato solene de assinatura do convênio firmado entre o Instituto e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente da Bahia, para a execução do Projeto Relux. O ato aconteceu no fim da tarde do último dia 20 de abril, quinta-feira, na sede da secretaria estadual do meio ambiente, quando e onde a CMB esteve representada por seus diretores Humberto Meneses e Klebison Araújo, respectivamente presidente e vice-presidente. Acompanhando os dirigentes da CMB, também estavam Carlos Moitinho e Kennedy Oliveira, representando a Secretaria Municipal da Mineração de Pindobaçu.
O Projeto Relux tem o objetivo de avaliar os resíduos da mineração no estado da Bahia, por meio de estudos científicos visando o reaproveitamento desses resíduos, a começar pelo Garimpo das Carnaíbas, onde a CMB detém as permissões para exploração. “Nos sentimos honrados pelo convite e, em nome de nossos garimpeiros, dizer que estamos à disposição dos órgãos envolvidos na execução desse projeto. Quando se fala em mineração logo se pensa em uma coisa macro, mas na região das Carnaíbas existem famílias garimpeiras, que vivem hoje em uma realidade a ser conhecida, pois avançamos muito. Temos desafios ainda, muita coisa a melhorar e precisamos de apoio. Graças a Deus temos encontrado esse apoio junto ao Governo do Estado, UFBA, Inema, e muitos outros parceiros. Temos lá na Serra uma cultura que tem que ser vista com carinho, lembrando que várias gerações nasceram ali”, diz o presidente da CMB Humberto Meneses.
Participaram do ato de assinatura desse projeto, além dos representantes da CMB e Prefeitura de Pindobaçu, Dr. Eduardo Mendonça, secretário de estado do meio ambiente; Dr. Paulo Miguez, Reitor da Universidade Federal da Bahia; Dra. Olivia Maria Cordeiro de Oliveira – Coordenadora de Pesquisa da Pro Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFBA; Dr. Cristovão Brito, Diretor do Instituto de Geociências; MSc. André Azevedo Klumb Oliveira – Prof. do Instituto de Geociências; Dra. Márcia Cristina, diretora geral do Inema e Dr. José Ângelo Sebastião Araujo dos Anjos – Prof. do Instituto de Geociências e Coordenador do Projeto RELUX.

