O objetivo principal da Secretaria é de realizar estudos específicos dos resíduos da mineração, uma atividade integrante do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o IGEO/UFBA
Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA chegaram nessa manhã em Serra da Carnaíba para uma visita técnica. Trata-se de atividade integrante do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA).
Os técnicos da SEMA, que estão acompanhados de representantes do INEMA e professores da UFBA envolvidos no projeto realizarão estudos específicos dos resíduos da mineração (rejeitos), que apresentará resultados qualitativos e quantitativos do material.
O projeto visa avaliar e propor a implementação de procedimentos tecnológicos para o aproveitamento dos resíduos sólidos (estéreis e/ou rejeitos) provenientes do processo de garimpagem das minas de esmerada (as minas em atividade e resíduos depositados em áreas não urbanizadas) e Socotó (resíduos depositados em área não urbanizada).
O presidente da CMB Humberto Meneses e o técnico de segurança do Trabalho Wellington Nazário acompanham os visitantes. “A Cooperativa Mineral da Bahia está à disposição da SEMA e da UFBA para ajudar naquilo que for preciso e possível na execução e desenvolvimento desse projeto”, diz o presidente Humberto.