A Cooperativa Mineral da Bahia – CMB promoveu, na manhã do último sábado, 10 de maio, uma importante reunião técnica com os blasters que atuam no Garimpo das Carnaíbas. O encontro teve início às 9h, no auditório da cooperativa, e contou com a presença do engenheiro de minas da CMB, Rudson Roseno, do técnico de segurança do trabalho, Uellington Nazário, e do presidente da CMB, Humberto Meneses.
A reunião teve como objetivo discutir a recente vistoria e fiscalização realizada por fiscais militares do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana no paiol da cooperativa, bem como promover a atualização das normas internas de controle de material controlado e os procedimentos de segurança adotados pela CMB.
Durante o encontro, o presidente Humberto Meneses destacou a importância da iniciativa como uma oportunidade de integração entre os profissionais e troca de experiências. Ele também parabenizou os blasters e a equipe técnica da Cooperativa pelo trabalho profícuo que vêm realizando, sempre com foco na segurança das operações e no uso responsável do material controlado, o que tem feito com que o paiol da CMB seja considerado um dos mais organizados da região. Dos 38 blasters habilitados para atuar em áreas da cooperativa, 30 participaram da reunião. Os demais justificaram suas ausências.
Sobre o Blaster
O blaster é um profissional legalmente habilitado para operar explosivos em atividades de mineração, desmonte de rochas e obras civis. No contexto do garimpo e da mineração, como no caso da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), o blaster é o profissional responsável por planejar, preparar e executar as detonações de forma segura, seguindo normas técnicas e de segurança.




