Na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), Humberto Meneses, acompanhado do secretário Flávio Ferreira e de técnicos da empresa Ômega Engenheiros Associados, realizou uma vistoria em pilhas de rejeitos minerais. A empresa Ômega foi contratada pela Cooperativa para prestar assessoria ambiental, especialmente no cumprimento das condicionantes da Licença Ambiental.
O objetivo da visita foi avaliar alternativas eficazes e sustentáveis para a preservação do meio ambiente, com atenção especial às Áreas de Preservação Permanente (APPs). A remoção do rejeito, considerado um passivo ambiental, integra as exigências estabelecidas pela licença ambiental.
Durante a vistoria, o presidente Humberto Meneses solicitou à Ômega Engenheiros a elaboração de laudos e relatórios técnicos que apontem soluções ecologicamente viáveis para a remoção do material. Pontualmente, foi analisado o rejeito de uma mina específica, visando a possibilidade de deslocar o material estéreo para uma área adequada, que ofereça condições de recebê-lo sem causar degradação ambiental