Com o objetivo de dar celeridade às condicionantes impostas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA para a definitiva renovação do licenciamento ambiental da Cooperativa Mineral da Bahia, o Conselho Diretor da CMB solicitou da empresa Geocampus, de Senhor do Bonfim, especializada em mapeamento aéreo com uso de drones, orçamento para a realização desse trabalho na área das PLGs da cooperativa.
O objetivo desse trabalho é agilizar a apresentação da localização das pilhas de rejeitos existentes no garimpo e sua expansão, uma das 10 exigências contidas na Notificação 2014.001.002187/NOT-003 do órgão licenciador ambiental e, para realizar o orçamento do trabalho de mapeamento aéreo, o representante da empresa Augusto Almeida está visitando hoje, 16 de setembro, nossas pilhas de rejeito. Ele está sendo acompanhado pelo diretor-secretário da CMB Florisvaldo Ferreira (Fá), e pelo geólogo Ivon Sampaio. O presidente Humberto não acompanha o trabalho dos técnicos por estar em outra diligência da CMB.
Vale ressaltar, que a aquisição de material controlado depende da renovação da licença ambiental da Cooperativa, pois, sem a licença, não se renova a PLG, que já está vencida e, sem a PLG, a cooperativa terá seu registro junto ao Exército Brasileiro comprometido. Por isso, contamos com o apoio de todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva de nosso minério, especialmente os mineradores e comerciantes de esmeraldas.

