Foi publicado no último dia 25 de agosto o Decreto Municipal nº 121/2020, que dispõe sobre a nomeação dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Pindobaçu/BA – CONDEMA e, entre os novos conselheiros estão dois representantes da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB, indicados pelo Conselho Diretor, que tem buscado o desenvolvimento de uma gestão sustentável na mineração.
Os indicados pela CMB, depois de o presidente Humberto Meneses ser procurado pela secretaria municipal do meio ambiente são: Titular: Lucivaldo Cunha de Oliveira, assessor de comunicação da cooperativa, que é jornalista e carrega consigo a experiência 4 anos à frente da secretaria do meio ambiente de Santa Terezinha de Goiás/GO, período em que participou do processo de criação de uma agência regional de licenciamento, por meio de consórcio intermunicipal, liberação das licenças de funcionamento e operação do aterro controlado local, entre outras ações. Como suplente, a CMB indicou o engenheiro de minas Dr. Marcelo de Araújo Santos, que já faz parte do conselho e muito tem colaborado.
Para a diretoria da CMB, a participação ativa da cooperativa nesse conselho será uma das ações que serão desenvolvidas para compensar os impactos ambientais que possam ocorrer em decorrência da exploração mineral. “A questão ambiental é uma das preocupações de nossa administração, por isso buscaremos sempre efetividade na gestão ambiental. Estamos com um projeto em desenvolvimento para a criação de um viveiro de mudas de árvores nativas da região, para que possamos promover atividades de reflorestamento, especialmente de nascentes”, afirma o presidente Humberto.

