No dia 19 de novembro a equipe técnica da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB recebeu a visita dos agentes fiscalizadores da Agência Nacional de Mineração – ANM, Dr. Marcos Freire e Dr. Miguel, ambos engenheiro de minas. O objetivo da fiscalização foi verificar documentações que regularizam a atividade mineral no Distrito de Carnaíba e região, nos títulos minerários da CMB, além de acompanhar de perto o cumprimentos das exigências e cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta, que foi assinado entre a CMB e os órgãos fiscalizadores.
Com esses focos, os agentes visitaram algumas minas no Trecho da Cabra, no povoado da Serra da Carnaíba e no Trecho da Marota, onde foi observado as acomodações dos quijilas, meio de trabalhos e ambiente insalubre. No Tacho da Cabra os agente falaram com os quijilas, e em seguida seguiram para as Minerações Deus é Amor, do cooperados Silvaldo, Contêiner do cooperador tesoureiro Luís Cláudio e para a Mineração São Felipe, do cooperado Dr. Francisco (representado pelo seu gerente e cooperado Teofanes Miranda). Nestas minas foram observado questões de operações, segurança e estrutura das instalações.
A visita gerou um relatório de exigências de adequações que foi entregue ao presidente Humberto Meneses, o qual, atendendo às exigências da Agência Nacional de Mineração – ANM solicitou por oficio interno que a equipe técnica analisasse e propusesse soluções para cumprimento de todas as demandas. Cópias do relatório foram encaminhadas pela CMB a todos os mineradores.
Com informações de Marcelo de A. Santos
Eng. de Minas da CMB