A pauta principal da reunião administrativa realizada em 11 de dezembro de 2019 foi a apresentação técnica das exigências estabelecidas por órgão fiscalizador da ANM
Durante o dia 11 de dezembro de 2019 foi realizada mais uma importante reunião de trabalho nas dependências da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB, a qual contou com a participação de representantes da diretoria, representantes dos mineradores e demais cooperados da CMB. Vale ressaltar, que a reunião foi coordenada pelo presidente Humberto Meneses, que pontuou os temas a serem debatidos e agradeceu aos presentes pelo comparecimento.
Dentre as demandas discutidas na reunião, figurou como tema principal a apresentação e esclarecimentos técnicos sobre os itens da notificação 003/2019 da Agência Nacional de Mineração, que realizou vistoria no Garimpo da Serra de Carnaíba entre os dias 19 e 22 de novembro, desse ano, quando foram estabelecidas pelos técnicos da ANM algumas exigências para adequações, com base na situação que se encontravam as minas.
De acordo com o presidente Humberto Meneses, foram estabelecidas pelos agentes fiscalizadores 20 exigências, algumas com prazo imediato para cumprimento e outras com prazos que variam de 30 a 60 dias. Humberto diz ainda que a meta é cumprir todas as exigências. “Para isso estamos colocando nossos técnicos à disposição dos mineradores. É preciso entendermos a necessidade de nos adequarmos para podermos continuar com uma exploração mineral segura e eficaz”, disse o presidente.
Presente à reunião, o engenheiro de minas da CMB, Marcelo Santos, foi o responsável pelas orientações técnicas aos cooperados sobre àquilo que foi apresentado no relatório da ANM como adequações a serem cumpridas e, entre os ajustamentos, ele apresentou primeiramente os que são para cumprimento imediato, entre elas a implantação de placas, uso de EPIs, implantação de mapas de riscos, colocação de placas de sinalização, sistema de guincho, sistema de iniciação e desmonte, implantação de extintores, organização nas minas, questões de higienização e cuidados com instalações elétricas.
Também foram apresentadas algumas informações sobre as demais demandas existentes com prazo para cumprimento de 30 a 60 dias, de forma que todos e todos os mineradores ficaram cientes das exigências existentes na notificação de número 03 de 2019, da ANM. Após as orientações técnicas fornecidas pelo engenheiro Marcelo, foram tratadas outras pautas de questões administrativas, capitaneadas pelos diretores da CMB.