No momento, você está visualizando CMB busca solução para situação dos quijilas
Presidente Humberto faz apresentação da proposta

CMB busca solução para situação dos quijilas

Em reunião com mineradores, o presidente Humberto Meneses apresentou proposta para arrecadar dinheiro para a aquisição de tendas e EPIs que visam melhorias de trabalho para o QUIJILAS

No último dia 21 de janeiro, terça-feira, aconteceu na sede da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB mais uma reunião entre a diretoria da cooperativa e mineradores. O ato foi convocado pelo presidente do órgão Humberto Alves de Meneses, e teve como objetivo principal a apresentação de proposta aprovada pela diretoria da CMB para solucionar as exigências apresentadas pela Agência Nacional de Mineração – ANM, através da notificação 03/2019 MAFRMASB, formulada após vistoria realizada nas minas entre os dais 19 e 22 de novembro do ano passado.

A reunião foi coordenada pelo presidente Humberto Meneses que, em sua fala, informou que esteve em Salvador nos dias 13,14 e 15 de janeiro, cumprindo agenda em diversos órgãos, entre eles a ANM e, ao retornar de Salvador, já no dia 17, o presidente Humberto se reuniu com a equipe técnica, entre eles o engenheiro de minas Marcelo, Aurino Luiz e o técnico de segurança Uelington, além de alguns membros da diretoria e mineradores, para fazer uma avaliação daquilo que já foi feito para cumprimento das exigências, e foi vista de forma positiva os avanços alcançados até o momento. Porém, o item 06 da notificação, que trata dos QUIJILAS não teve avanços, e isso fez com que o presidente provocasse outra reunião com a diretoria para dia 21, na qual foi apresentada, discutida e aprovada por unanimidade uma proposta para tentar solucionar o problema. A ideia foi repassada para o mineradores em outra reunião, no mesmo dia e também teve aceitação.

Humberto disse que a proposta é realizaruma ação conjunta em prol da melhoria da qualidade de trabalho e de vida dos QUIJILAS, a classe mais sofrida do garimpo. “Marcamos uma reunião para o próximo dia 25 de janeiro, sábado, quando vamos detalhar o funcionamento desse processo. Para isso, contaremos com a parceria e participação dos MINERADORES, TRABALHADORES, QUIJILAS E COMPRADORES DE ESMERALDAS. Contamos com a presença de todos”, ressalta Humberto. Na reunião, a diretoria da CMB distribuiu cópia da instrução normativa 01/2020, a qual determina a suspensão do fornecimento do arroio aos QUIJILAS no dia 24 de janeiro, bem como a paralização das minas no dia 25, para que todos possam participar da reunião, que acontecerá às 09h00, do dia 25 de janeiro, na sede da Cooperativa Mineral da Bahia.

Este post tem um comentário

  1. Adágino

    Meus parabéns ao Sr. presidente da CMB, e a toda diretoria pelo incansável isforsos de cada um, juntamente com os mineradores de Serra da Carnaíba, Pindobaçu-Ba

Deixe um comentário