Com o objetivo de zelar pela vida humana e, considerando os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Pindobaçu, a diretoria da CMB editou a resolução 0001/2020 seguida de uma nota técnica e administrativa que determina procedimentos que devem se adotados pelos mineradores e garimpeiros para o combate ao COVID – 19, coronavírus.
Entre as providências tomadas pela CMB, destaca-se o cancelamento da entrega de material controlado a todas as minas que estejam dentro das áreas cuja responsabilidade do subsolo é da cooperativa; paralização das minas, que devem funcionar apenas para manutenção, com o controle do fluxo e movimentação de funcionários; proibição do içamento de mais de um funcionário por vez; obrigação de informar às autoridades competentes caso alguém apresente sintomas semelhantes ao coronavírus, entre outras.
Para garantir que todos tivessem acesso aos documentos, além de divulgar as resoluções em suas redes sociais, a CMB visitou todas as minas nesse dia 23 de março, segunda-feira, para fazer a entrega oficial de cópias da documentação. Na equipe, estava: o presidente Humberto Meneses, que fez questão de visitar as minas, uma a uma; o assessor de comunicação Lucivaldo Cunha, que fez o registro fotográfico da ação; o motorista do paiol móvel, Ito e o técnico de segurança da CMB Uellington Nazário. “Ficamos felizes com o que encontramos, pois percebemos a adesão dos mineradores e garimpeiros a essa ação em defesa da vida. Muitas minas fechadas e algumas apenas fazendo manutenção, sem exploração”, diz o presidente Humberto.

