Aconteceu na tarde do último dia 21 de outubro, quarta-feira, a reunião ordinária do Conselho Diretor da Cooperativa Mineral da Bahia, que foi realizada de forma semipresencial e com a participação da equipe técnica, além de 05 diretores, sendo que 04 deles (Humberto, Florisvaldo, Israel e Jihad) estavam presentes na sede da cooperativa e 01 (Walderey) numa sala virtual, onde também estava a maioria dos membros da equipe técnica, como o geólogo Ivon Sampaio, a engenheira ambiental Michelly Oliveira, o contador Franklin Ferreira e o advogado Liberato Menezes. O engenheiro de minas Marcelo Santos estava na cooperativa.
Na ocasião, uma ampla pauta foi discutida, entre elas os procedimentos para organizar a exploração de rochas ornamentais nas áreas da CMB, definição de regras para os grupos de WhatsApp da cooperativa, regularização do garimpo de Socotó e questões técnicas, judiciais e financeiras da CMB, como a regularização da licença ambiental dos demais processos ANM da CMB, pendências junto ao IBAMA e INEMA, questões previdenciárias e de FGTS, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Polícia Federal.
Ainda durante a reunião, foi discutida a retomada das ações de desenvolvimento do Projeto Quijilas, com o objetivo de providenciar tendas e EPIs para os mesmos, e assim atender as exigências da notificação 03/2019 MAFRMASB da ANM. Também foram aprovadas realizações de projetos ambientais que visam a retirada de garrafas pets das ruas, bem como o reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão, os quais também envolverão os quijilas.
