Em reunião realizada na tarde do dia 16, terça-feira, ficou acertada entre as instituições a contratação de técnicos multidisciplinares para o atendimento da última condicionante do INEMA
Na tarde do último dia 16 de março, terça-feira, o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB Humberto Meneses esteve reunido com o prefeito de Campo Formoso Elmo Aluizio Vieira Nascimento, do Democratas, e seu vice-prefeito Jaci Muniz, também do DEM, para tratar de assunto referentes à regularização do Garimpo de Socotó, localizado naquele município, do qual a CMB é titular do processo de requerimento do direito de exploração mineral do subsolo, através da Permissão de Lavra Garimpeira – PLG. Na ocasião, o presidente Humberto estava acompanhado do tesoureiro da CMB Florisvaldo Ferreira, do geólogo da CMB Ivon Sampaio, do minerador Ney Bonfim e de Aurino Luiz.
Durante a reunião, o presidente Humberto passou ao prefeito Elmo um documento elaborado pelo geólogo Ivon, no qual consta informações sobre o andamento do processo de regularização do Garimpo de Socotó e propôs parceria com a prefeitura para solucionar a última condicionante do INEMA para a legalização daquele garimpo junto ao órgão e depois ser encaminhado à ANM, que é a contratação de técnicos especializados para estudos de viabilidade técnica naquela região e, mostrando comprometimento com a classe garimpeira e com o desenvolvimento econômico de Campo Formoso, o prefeito Elmo Nascimento não hesitou ao confirmar a parceria com a CMB.
Para que os órgãos competentes emitam a documentação necessária para a legalização do garimpo de Socotó, exigiu-se um estudo técnico feito por uma equipe multidisciplinar, que deve ser formada por engenheiro de minas, geólogo, engenheira ambiental, paleontólogo, arqueólogo e um espeleólogo, que devem apresentar um relatório com estudos dizendo se há, ou não, na região, registros de fósseis, de sítios arqueológicos, de cavernas e riscos eminentes de danos ambientais com a atividade mineral. Nessa parceria, a CMB entrará com os técnicos que já tem disponível em seu quadro, engenheiro de minas, engenheira ambiental e geólogo, e o prefeito Elmo se comprometeu em contratar para a execução do serviço o paleontólogo, o arqueólogo e o espeleólogo.
Em entrevista ao núcleo de mídia da CMB, o prefeito Elmo Nascimento disse que a contratação desses técnicos é o mínimo que a prefeitura pode fazer em prol da reabertura legal do garimpo de Socotó, que em sua opinião tem um grande potencial econômico. “Foi um prazer receber os representas da CMB aqui em nosso gabinete para tratarmos de um assunto tão importante, que é a legalização da exploração mineral no garimpo de Socotó no órgão ambiental, que já está em fase bem adiantada, faltando apenas esse estudo técnico e nós estamos fazendo o compromisso de contratar alguns técnicos necessários para esse levantamento, haja vista que alguns deles não fazem parte do quadro da cooperativa. Quero dizer que nossa parceria vai além da contratação desses técnicos e visa futuros investimentos para a realização de sondagens na região, que com fé em Deus vai se tornar um grande polo fomentador de nossa economia; não só de Campo Formoso como também de toda a região”, disse.
O prefeito Elmo disse ainda que entrará em contato com o deputado federal Elmar Nascimento, que é seu irmão, e tem bom acesso junto aos órgãos federais, entre eles o Ministério de Minas e Energia, para que o mesmo dê sua contribuição quanto à celeridade dessas ações. “Também temos representatividade na esfera estadual que com certeza também vai contribuir com isso, esse momento é de união, pois nossa região passa por dificuldades econômicas e sociais e vamos buscar o desenvolvimento regionalizado das vocações de cada município para com isso reduzirmos as desigualdades socias por meio de políticas públicas apoiando todas as iniciativas que visem a promoção das oportunidades de renda para toda região, como é o caso da legalização do garimpo de Socotó. Não temos dúvidas que Campo Formoso precisa crescer junto com Pindobaçu, Senhor do Bonfim e com os demais municípios de nossa macrorregião. Eu não vislumbro nenhum crescimento sustentável de forma isolada e estou com muita fé que, com muita união vamos dar nossa contribuição para dias melhores, sobretudo para a produção mineral de toda a região”, afirma o prefeito.
Ainda em entrevista ao nosso núcleo de mídia, Elmo Nascimento se colocou à disposição da CMB para esse processo de regularização do garimpo de Socotó enquanto prefeito de Campo Formos e interlocutor do deputado Elmar. “Não tenho nenhuma restrição de estar junto com quaisquer lideranças, de qualquer partido que queira unir esforços para trazer benefícios para nossa região, especialmente para o setor mineral. Tenho um carinho especial com aquela gente sofrida de Socotó. Já mandei fazer estudos para investimentos na melhoria na estrada do garimpo e vamos desenvolver ali ações de urbanização, já fizemos pequenas intervenções na melhoria do sistema de água, vamos reabrir o posto de saúde para atendimento médico e buscaremos mais investimentos para a melhoria da qualidade de vida daqueles que lá residem na expectativa dessa legalização e de voltar aos tempos áureos´da produção mineral. O poder público municipal sem dúvidas estará presente em parceria com a cooperativa”, garantiu.
Para o presidente da CMB Humberto Meneses, a reunião foi muito positiva e alcançou seus objetivos. Na ocasião, Humberto propôs uma parceria mais ampla com o deputado Elmar, especialmente para o tratamento do rejeito, que além de atender a uma condicionante do INEMA, pode fomentar a economia, haja vista que podem ser usados para o artesanato mineral. “Além disso, as várias finalidades, há pouco tempo teve conhecimento que já existe comprovação científica de que o rejeito pode ser usado na agricultura, passando por um processo de moagem, usando o pó de rocha, rico em potássio, para adubar a terra e para isso precisamos da aquisição de alguns maquinários. Não tenho dúvidas que dessa primeira reunião com o prefeito Elmo, muitas parcerias produtivas serão firmadas”, disse Humberto. Sobre o aproveitamento do rejeito na agricultura, o prefeito Elmo disse que fica muito feliz com a informação e ressaltou: “vamos ter um parceiro nesses estudos, que é o Instituto Federal, Campus de Campo Formoso, que é voltado principalmente para nosso potencial mineral, e a geologia será o carro chefe. Pode ter certeza que estaremos discutindo isso com a direção do IF para que estudem tudo que tem a ver com a produção mineral. Sou de família de garimpeiros e sonho alto, sonho com nosso artesanato mineral em destaque em feiras nacionais e internacionais. Além disso, queremos promover aqui uma das maiores feiras de artesanato mineral do País”, concluiu o prefeito.


