No momento, você está visualizando Feira de Comércio de Esmeraldas movimenta economia da Serra da Carnaíba desde a década de 60

Feira de Comércio de Esmeraldas movimenta economia da Serra da Carnaíba desde a década de 60

Na Serra da Carnaíba, distrito do município de Pindobaçu-BA, ocorre todos os dias uma concorrida Feira de Comércio de Esmeraldas, que acontece na Avenida Petrolina, próximo ao famoso Grande Hotel. A Serra de Carnaíba está localizada em uma das maiores reservas minerais de esmeraldas da América Latina e a atividade de garimpo remonta ao ano 1963, quando foram descobertas as primeiras esmeraldas no conjunto de serras.
Nesta feira, que acontece desde a década de 60, garimpeiros comercializam esta cobiçada gema, que é retirada das profundezas do subsolo da região. Diversos compradores utilizam bancas instaladas por moradores em suas propriedades diariamente e compram as preciosidades conforme o seu grau de qualidade para confecção de joias.
Atualmente, cerca de 81 minas estão devidamente registradas e legalizadas junto à Cooperativa Mineral da Bahia, que detém a Permissão de Lavra Garimpeira – PLG para exploração mineral no subsolo, das quais, 30 encontram-se em atividade atualmente, algumas operando em até três turnos de trabalho e mantém uma produção diária de pedras de esmeraldas que fortalecem o comércio local, que sobrevive, exclusivamente, desse comércio de esmeraldas.
A Feira já é um patrimônio cultural da comunidade devido a sua grande particularidade e tem grande valor histórico para a Bahia, haja vista que seu principal produto é único e encontrado em poucos lugares no mundo, atraindo, inclusive, vários turistas que vêm de várias localidades do Brasil, e de outros países.

Deixe um comentário