O presidente da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB, Humberto Meneses, acompanhado de uma significativa comitiva de representação da cooperativa esteve em Salvador no último dia 09 de agosto, segunda-feira, para prestigiar a cerimônia de inauguração da nova sede do Centro Gemológico da Bahia – CGB, que após reformas foi reaberto para visitação. O novo espaço do CGB, que é um centro de avaliação, pesquisa, difusão e valorização das gemas e joias da Bahia está localizado na Rua Gregório de Mattos, 27, Pelourinho. Na ocasião, acompanhavam o presidente Humberto os também diretores Moacir Esbaltar, Dudé, Samuel Santos e Marilda Medeiros; os conselheiros fiscais Diego e Jeremias Reis, o minerador e cooperado Noel Almeida, o assessor jurídico Liberato Menezes e o Major Paulo César. Também estiveram presentes o vice-governador da Bahia João Leão, o secretário de estado do desenvolvimento econômico Nelson Souza Leal, a coordenadora do CGB Dra. Mônica Correa e o supervisor do CGB Geraldino Almeida.
Durante o evento, o presidente da CMB Humberto Meneses assinou um importante acordo de cooperação técnica com o Centro Gemológico para, em parceria com a Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte implantar no espaço do CGB uma mina modelo, uma réplica em tamanho real que irá proporcionar, ao visitante, a sensação de estar dentro uma mina e conhecer de perto um pouco desta realidade, na forma de um passeio turístico que envolve aventura e lazer para todas as idades. Esta réplica ficará no primeiro andar da nova sede do CGB e deve atrair interesses de turistas nacionais e internacionais para conhecer o garimpo da Serra da Carnaíba. Durante o percurso o visitante ouvirá uma narrativa que contará um pouco sobre a história da mineração, especialmente da esmeralda produzida em Pindobaçu, principal município produtor de Esmeralda na Bahia, que tem a maior reserva de esmeraldas do Brasil.
Além da Mina Modelo, o Centro Gemológico ainda disponibilizou um espaço para que os cooperados ligados à Cooperativa Mineral da Bahia – CMB e a Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte realizarem exposição de seus materiais como artesanato, joias e cangas, para futuras negociações. Também está sendo desenvolvido pelo CGB um projeto para a criação de uma tabela de classificação de gemas produzidas no Estado da Bahia, entre elas as esmeraldas produzidas na Serra de Carnaíba, o que deve aprimorar ainda mais o processo de emissão de notas fiscais e atestados de origem emitidos pela CMB.
