Na manhã do dia 08 de dezembro, quinta-feira, aconteceu na sede da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB mais uma importante reunião, que foi dividida em dois momentos. No primeiro momento, que teve início às 09h00, logo após ser servido um farto e apetitoso café da manhã, a pauta teve como foco único, o debate sobre algumas questões ambientais elencadas como condicionantes na recém-renovada licença ambiental da CMB.
Dentro da pauta ambiental foi realizada uma proveitosa palestra ministrada pelo analista técnico do INEMA José Carlos da Silveira, com o tema “Garimpo e Meio Ambiente” e, durante a palestra, José Carlos trouxe valiosas informações sobre a legislação ambiental, além de pontuar, uma a uma, as 24 condicionantes contidas na Licença de Operação da CMB, respondendo a questionamentos dos mineradores presentes sobre as mesmas. Cerca de 80 mineradores participaram da conversa, muitos deles presentes na cooperativa, e outros por videoconferência, por meio de uma sala virtual.
Encerrada a palestra, o presidente da CMB Humberto Meneses convidou as autoridades municipais ali presentes para uma foto, e aproveitou o momento para reafirmar a importância da união entre as secretarias municipais, prefeitura e sociedade nesse trabalho de conscientização ambiental em Serra de Carnaíba, para que juntos possam zelar do meio ambiente. Entre as autoridades presentes à reunião estavam: o vice-prefeito Marlon Ribeiro, que é cooperado à CMB; vereador Bolinha, que também é minerador e cooperado; Eri Santos, secretário municipal da mineração; Sandrinho Reis, secretário municipal da saúde; Iara Barros da Silva, engenheira ambiental representando a secretaria do meio ambiente; Sandoval do Nascimento Lima, coordenador da defesa civil de Pindobaçu, e o ex-prefeito de Pindobaçu Daniel Gomes, que também é minerador e cooperado à CMB.












Reunião com o Ministério do Trabalho
Já no segundo momento da reunião, iniciada logo após o fim da palestra ambiental, o presidente Humberto Meneses abriu os trabalhos fazendo um resumo das constantes notificações emitidas à Cooperativa pelo Ministério do Trabalho, ressaltando que, na última notificação, a CMB e mineradores foram convocados para uma reunião a ser realizada em Juazeiro, com auditores-fiscais do órgão, que será realizada no próximo dia 16 de dezembro para discutir questões trabalhistas relacionadas aos mineradores e demais trabalhadores em atividade na Serra da Carnaíba, e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto ao Ministério Público Federal em 30 de maio de 2014.
Durante o debate, muitos mineradores se manifestaram sobre o assunto, apontando as dificuldades de cumprimento das exigências do Ministério do Trabalho, especialmente a assinatura de carteira de trabalho dos colaboradores. Na ocasião, a CMB disponibilizou sua equipe técnica para orientações, com participação de Uellington Nazário, Técnico de Segurança do Trabalho e seu colega convidado Lourival Ribeiro de Oliveira, também Técnico de Segurança do Trabalho; Franklin Ferreira e Jerffeson Carvalho, assessores contábeis da CMB e Dr. Igor Loureiro de Matos, assessor jurídico da CMB.
Após o debate e formulações de ideias, o presidente Humberto Meneses deu os encaminhamentos finais e alinhou com os presentes o horário de saída no dia 16, com destino a Juazeiro, e informou que está buscando, junto à prefeitura, transporte coletivo para àqueles que não tiverem condução própria.









