No momento, você está visualizando Estudantes e pesquisadores canadenses visitam o Garimpo das Carnaíbas

Estudantes e pesquisadores canadenses visitam o Garimpo das Carnaíbas

No fim da tarde do dia 07 de maio, numa terça-feira, o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia Humberto Meneses recebeu, em Serra da Carnaíba, um grupo de estudantes e pesquisadores do Departamento de Ciências da Terra da Western Ontario University, do Canadá, que estiveram no Brasil em visita a Província Mineral do Nordeste do Estado da Bahia, numa integração com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico. O grupo foi composto também por estudantes e pesquisadores universitários de universidades brasileiras, a exemplo da Unicamp, de São Paulo.

Na ocasião, os visitantes estavam acompanhados pelas representantes da SDE, Dra. Amanda Silva, coordenadora de mineração; Dra. Mônica Correa, coordenadora do CGB e Dra. Ana Cristina, analista técnica em mineração. Representantes da administração municipal de Pindobaçu também participaram da recepção aos visitantes, a exemplo do secretário municipal do Meio Ambiente Dr. Clenes Murici, que esteve acompanhado do fiscal ambiental Ilton, e os integrantes da secretaria municipal da mineração Carlos Moitinho, Kennedy Oliveira e Gilliano Araújo.

Durante a visita ao garimpo, os estudantes canadenses conheceram a praça de comércio de esmeraldas e visitaram uma das frentes de serviço ativa (Gaiolão), onde puderam viver um dia de garimpeiro/quijila, haja vista que os representantes mineração disponibilizaram carrinhos de xisto para que eles garimpassem ali, à procura da cobiçada esmeralda.
Além disso, Francesco, responsável pela mineração, presentou cada um com pequenas mostras de esmeraldas do garimpo, as quais foram levadas para o Canadá. “Os estudantes saíram daqui maravilhados com o que viram e muitos felizes por ainda levarem para o Canadá uma recordação de nosso garimpo. Agradecemos ao Francesco e ao Bolinha por nos ajudarem no acolhimento a esses visitantes e de forma especial ao Francesco e seu sogro pela gentileza de presentearem os alunos com mostras de nosso minério”, diz o presidente da CMB Humberto Meneses.

Deixe um comentário