No momento, você está visualizando Presidente da CMB empossa Comitê Gestor da Indicação Geográfica das Esmeraldas de Carnaíba

Presidente da CMB empossa Comitê Gestor da Indicação Geográfica das Esmeraldas de Carnaíba

Em cerimônia realizada na manhã da última quinta-feira, 15 de maio, o presidente da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB), Humberto Meneses, deu posse oficial aos membros do Comitê Gestor da Indicação Geográfica de Origem (IGO) das esmeraldas produzidas no garimpo das Carnaíbas, localizado no município de Pindobaçu/BA. O ato contou com a presença de autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como o gerente regional do Sebrae Jacobina, Geron Ferreira; a coordenadora do Centro Gemológico da Bahia, Dra. Monica Correa e os representantes da Prefeitura de Pindobaçu Pedro Gama, secretário de mineração e Jailton Vieira, secretário de desenvolvimento.
A composição do comitê, agora empossado, foi aprovada previamente em reunião ordinária do Conselho de Administração da CMB, realizada no dia 9 de maio. Caberá ao comitê a condução dos trabalhos técnicos e institucionais para a criação da IGO, bem como a elaboração dos documentos que serão submetidos ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Composição do Comitê Gestor:

• Coordenador Geral: Daniel Barbosa Procópio
• Vice-Coordenador Geral: Humberto Alves de Meneses
• Secretário Executivo: Lucivaldo Cunha de Oliveira
• Gestora de Qualidade e Conformidade: Mônica Corrêa
• Gestor de Finanças: Florisvaldo Ferreira dos Santos
• Gestor de Marketing e Promoção: Uellington Nazário dos Anjos
• Agente Local de Qualidade e Conformidade: Josani Márcia Freitas da Silva
• Agente de Fiscalização: Laílla Gonçalves

Representantes dos Produtores:

Emanuel da Silva Alencar, Israel da Costa Oliveira, Dimas Leonardo de Jesus Rodrigues, Francesco Palmas de Lima e Alberto Paredes de Aragão.

Representantes do Poder Público:

Nadja Leal Santos, Pedro Gama, Jailton Vieira Costa e Carlos Alberto Barbosa Moitinho.

Após o ato de posse, aconteceu a primeira reunião de trabalho do comitê, durante a qual os membros aprovaram o nome oficial da Indicação Geográfica: “ESMERALDA CARNAÍBA”. Também foi apresentada uma minuta do estatuto do comitê, que será analisada pelos membros para discussão em um próximo encontro.

Outros pontos discutidos incluíram o desenvolvimento da tabela de classificação das esmeraldas das Carnaíbas, que se encontra em elaboração pelo Centro Gemológico da Bahia, e o Caderno de Especificações Técnicas, essencial para a formalização do pedido junto ao INPI.

O presidente da CMB, Humberto Meneses, destacou a relevância da iniciativa: “A criação da IGO das esmeraldas de Carnaíba é um passo histórico para os nossos garimpeiros e toda a cadeia produtiva. Estamos construindo esse processo a quatro mãos, com o apoio fundamental do Sebrae, da Prefeitura de Pindobaçu e do Centro Gemológico da Bahia. Essa conquista vai assegurar o reconhecimento da origem e da qualidade das nossas esmeraldas no Brasil e no mundo, agregando valor e protegendo nossa identidade mineral.”

A formalização da IGO representa um marco importante para a valorização das esmeraldas da região, reconhecidas nacional e internacionalmente por sua excelência, para a geração de emprego e renda na região, valorização do garimpeiros e reforça o compromisso da Cooperativa com o desenvolvimento sustentável e a promoção do patrimônio mineral baiano.

Deixe um comentário